O que é uma TRANSMISSÃO DE DUPLA EMBREAGEM?

Com a tecnologia automotiva em constante avanço, há algo intermediário que oferece o melhor dos dois mundos. Apesar do que é, sem dúvida, uma engenharia sofisticada e inteligente, a engenharia de dupla embreagem ou transmissão de dupla embreagem tem uma reputação mista entre os motoristas. Devido a isso, ainda não alcançou o tipo de onipresença que muitas pessoas pensavam que alcançaria.

Situada entre uma transmissão automática e manual, a maneira mais simples de descrever sua operação é que uma transmissão de dupla embreagem é um sistema de transmissão manual operado automaticamente – acionado por duas embreagens.l

Como funciona uma transmissão de
dupla embreagem?

Embora as vantagens da transmissão automática sobre a manual sejam óbvias (suportando a carga do motorista), por que as embreagens duplas estão se tornando populares. Em contraste, os sistemas de transmissão automatizados são menos complexos e caros.
Bem, os sistemas de transmissão de dupla embreagem oferecem trocas de marcha mais rápidas e maior economia, o que significa uma melhoria significativa na eficiência em comparação com outros sistemas de transmissão.
Para entender melhor o porquê, o sistema de transmissão do carro de dupla embreagem vem com duas embreagens que são controladas por uma sofisticada rede de hidráulica e eletrônica, aliviando o motorista da necessidade de usar o pedal da embreagem. No entanto, ao contrário da transmissão automática, as embreagens DCT funcionam de forma independente. Este projeto do sistema é de tal forma que uma embreagem controla as marchas ímpares enquanto a outra controla as marchas pares.

Esse tipo de configuração facilita a troca de marchas do veículo sem interromper o fluxo de potência do motor para a transmissão – como na transmissão manual.

Este tipo de transmissão DSG tem algum
tipo de contratempo?

Os DSGs não são para todos os tipos de consumidores, talvez a razão pela qual eles não são tão populares quanto deveriam. Os DSGs tendem a dar uma sensação de condução oscilante ao realizar passagens de marcha em baixas velocidades. É bastante decorrente e muito comum ao iniciar em primeira ou ré. Em comparação com os automáticos, eles não saem suavemente, você sente um leve desconforto, pois uma embreagem está sendo liberada. Como não há acionamento do motorista na embreagem, a pausa é mais perceptível e pode, por vezes ser irritante.

Além disso, embora os DDGs não sejam o tipo de transmissão suave e amanteigada como usualmente são as transmissões automáticas e mais ainda as transmissões CVT e que a grande maioria dos consumidores que compram um veículo com transmissão automática espera. Este tipo de transmissão tem vindo com problemas mecânicos, de manutenção significativos e crônicos.