O que é e qual a importância do CONVERSOR DE TORQUE?

O conversor de torque ou conversor de Föttinger, segundo seu criador, é um mecanismo que é utilizado em caixas de câmbio automáticas para substituir a embreagem, e faz a ligação entre a caixa de câmbio e o motor. Neste sistema não há conexão mecânica entre o virabrequim e o eixo primário da caixa de engrenagens, mas sim a força centrífuga que atua sobre um fluido (óleo) localizado no interior do conversor.

É composto por três elementos que formam um anel fechado em forma de toróide, dentro do qual está o óleo. Uma das partes é o rotor ou bomba, acoplado ao motor, em forma de disco e com ranhuras internas em forma de lâmina para direcionar o óleo. A turbina tem uma forma semelhante e está ligada ao câmbio.

Quando o carro está parado, as duas metades principais do conversor giram independentemente. Mas quando você começa a acelerar, o fluxo de óleo fica cada vez mais forte, a ponto de a bomba e a turbina (ou seja, o motor e a caixa de câmbio) girarem solidariamente, arrastadas pelo óleo.

Ao atingir determinada velocidade que pode variar de montadora para montadora, pois cada veículo tem sua estratégia de funcionamento, um mecanismo interno conhecido como LOCKUP é acionado e o mesmo  tem o objetivo de fazer com que a transmissão atravez do conversor de torque girar na mesma rotação.

Principais sintomas que são apresentados quando existe algum dano no CONVERSOR:

  • Deslizamento da transmissão;
  • Problemas com mudanças de marcha;
  • Problemas de velocidade do veículo;
  • Trepidação;
  • Ruídos.

E preciso trocar o conversor de torque?

Todos os problemas acima podem ser reparados com a troca de algumas peças. Portanto, danos muito graves ou reparos que não apresentem problemas exigem a substituição do conversor de torque.