CVT -> E a reposição de peças. Como anda esta novela?

Muitos carros modernos usam uma transmissão continuamente variável ou CVT para melhor economia de combustível.  A tecnologia CVT é inteligente e simples, mas tem suas desvantagens. Vejamos os prós e os contras e vejamos como funciona o CVT. Aqui, estamos falando apenas do CVT mecânico com variador; o CVT eletrônico usado em veículos híbridos é completamente diferente e não será  abordado neste texto.

O componente chave do CVT é um variador que consiste em uma corrente ou correia de aço que passa entre duas polias. Cada polia é feita de dois cones voltados um para o outro. A superfície de trabalho dos cones é lisa. O tamanho de cada polia pode ser alterado empurrando os cones para perto ou para longe um do outro usando pressão hidráulica. A pressão hidráulica é gerada por uma bomba de óleo.

 

As transmissões CVT são boas para reboque?

Os CVTs funcionam bem em carros pequenos, médios e SUVs e são mais adequados para condução urbana com economia de combustível bastante considerável em carga moderada. Se você planeja usar seu veículo para rebocar um trailer, uma transmissão automática convencional com um número fixo de marchas é a melhor escolha.

 

As transmissões CVT requerem mais manutenção?

O único requisito de manutenção para uma transmissão CVT é trocar o fluido CVT, que não é muito caro. Muitos fabricantes nem sequer listam as trocas de fluido CVT no cronograma de manutenção para condições normais de direção, o que é um dos maiores erros das montadoras em não oferecer uma orientação adequada sobre a troca de fluído que nos dias de hoje é o maior responsável pelas transmissões que são reparadas aqui na GF Reparos em Transmissões Automotivas. Em vez disso, eles aconselham a troca do fluido CVT se o veículo for operado em condições severas de condução, incluindo reboque, condução em estradas empoeiradas ou lamacentas, ou em temperaturas congelantes ou muito quentes, etc. Se você não pretende ser supreendido com manutenção de valores muitas vezes exorbitantes tenha em mente que a troca do fluido CVT deve ocorrer em qualquer situação de uso, obviamente que a frequência deve ser maior em casos de uso severo, peça ao seu revendedor para verificar o fluido e trocá-lo, se necessário. Por exemplo, o manual do proprietário do Nissan Maxima 2017 diz: … solicite ao revendedor ou a uma oficina especializada para inspecionar os dados de deterioração do fluido atravéz de uma avaliação tecnica. Se a qualidade do fluído for a da esperada para um carro com quilomentragem superior a 210.000, substitua o fluido CVT.

Prós e contras de uma transmissão CVT

A principal vantagem do CVT é a economia de combustível, especialmente na condução na cidade. Um veículo com transmissão automática convencional perde um pouco da tração ao passar de uma marcha para outra. CVT não tem marchas fixas. Ele altera a relação de transmissão sem perder o tração, o efeito de passagem de marcha inexiste, o que tona a direção muito mais confortável. Ele também tem menos partes móveis e engrenagens.

Uma das principais desvantagens do CVT é sua capacidade de torque limitada. Como as superfícies dos cones são lisas, os cones precisam apertar a correia ou corrente com grande força. Se um motor tiver muito torque, a correia ou corrente tende a escorregar.

Os fabricantes estão trabalhando em maneiras de aumentar a capacidade de torque dos CVTs, mas por enquanto ainda é limitado. É por isso que você não vê CVTs em picapes e muscle cars, pois seus motores têm muito mais torque. Os fabricantes de automóveis programam os computadores CVT para mantê-lo na “marcha mais baixa” por mais tempo na aceleração. Isso reduz a carga no variador CVT. É por isso que muitos revisores costumam mencionar o ruído do motor mais alto e a aceleração mais lenta dos CVTs.

O maior problema para um proprietário de um veículo CVT é quando ele apresenta problemas na transmissão que vão além de uma limpeza interna, troca de fluídos,  filtros, vedadores e juntas o grande problema é quando quebram peças internas na transmissão devido aos fabricantes não apresentarem soluções em peças de reposição. Por anos este foi o maior problema com a manutenção CVT e até hoje são poucas montadores que estão tentando resolver esta NOVELA. Para nós reparadores resta fazer a busca por peças usadas em bom estado para resolver o problema do proprietário e cliente e isto torna o tempo de reparo muito maior que em transmissões automáticas convencionais. Por sorte algumas empresas na China e também no Brasil tem procurado criar soluções fazendo peças de substituição maisc comuns e com qualidade muitas vezes superior a dos próprios fabricantes, mas isso tudo está muito no começo.
Outra desvantagem é que se for necessária a substituição da transmissão CVT elas  são extremamente caras para aquisição, além do tempo que a montadora demora para envio a revendedora. A substituição da unidade CVT pode custar mais de R$ 35.000 na grande maioria dos carros.

Se você precisa de um carro para viagens longas, reboque ou direção esportiva, uma transmissão automática convencional é a melhor escolha. Obviamente, muitos entusiastas de carros esportivos preferem uma caixa de câmbio manual.

 

As transmissões CVT são confiáveis?

O número de reclamações dos veículos CVT varia bastante não apenas entre os fabricantes, mas também entre diferentes anos de modelo do mesmo carro. Por exemplo, a qualidade dos Nissan CVTs não tem sido consistente. Vimos alguns dos primeiros SUVs Nissan Murano ainda com mais de 200 mil, mas alguns outros modelos tiveram problemas. Por exemplo, de acordo com CarComplaints.com, o Nissan Altima 2013 viu um aumento nos problemas de CVT. Chrysler e Mitsubishi também tiveram problemas com seus CVTs em alguns anos e modelo específicos. A Mitsubishi fez um recall para problemas com suas transmissões CVT. A Honda também emitiu o recall 15V-574 para o Civic 2014-2015 e o Honda Fit 2015.A Subaru por sua vez estendeu a garantia para seus CVTs para alguns modelos. 

Por outro lado, não há muitas reclamações sobre o CVT no Toyota Corolla 2014+ ou no Honda Civic 2014+, por exemplo.

 

Existe uma maneira de prolongar a vida útil de um CVT?

Muitos problemas de transmissão CVT são causados por superaquecimento. Por esse motivo, muitos entusiastas automotivos recomendam atualizar os resfriadores de fluido CVT para evitar o superaquecimento do fluido. Isso é ainda mais importante se você gosta de dirigir com energia ou usa seu carro para rebocar. Existem muitos vídeos no YouTube sobre este assunto e nós podemos auxiliar você como evitar que estes problemas venham a perturbar o seu sossego e judiar do seu bolso.. CONSULTE-NOS!