Qual é o Custo estimado para Reparo – Revisão de Minha Transmissão?

Qual é o custo estimado do reparo da transmissão?

Há DEZ PERGUNTAS que ajudam a responder à terrível pergunta: “Qual é o custo do reparo da transmissão?” O reparo ou substituição da transmissão está entre as atividades mais caras realizadas em oficinas e oficinas automotivas, por isso é uma questão assustadora para qualquer proprietário de veículo considerar. A fatura final de um cliente pode variar entre algumas centenas de reais e quase R$ 50.000! Felizmente, a maioria dos veículos que exigem reparo de transmissão enfrenta uma situação menos assustadora e a conta pode ser muito menor do que na pior das hipóteses.

Independentemente da pesquisa que alguém faça online, a resposta real para a pergunta é desconhecida. Ligar para várias lojas de transmissão e “comparar preços” é uma maneira infalível de fazer com que uma loja de baixa qualidade faça um orçamento atraente com uma cotação baixa, mas uma revisão, um reparo ou uma reconstrução com péssimos resultados. 

Uma transmissão com falha exigirá uma reconstrução interna em uma oficina de transmissão independente ou uma transmissão remanufaturada. Este último é semelhante a uma reconstrução interna, exceto que a unidade é recondicionada em um ambiente de fábrica e não localmente. Os padrões de qualidade podem variar em uma situação de fábrica em que os reconstrutores individuais enfrentam menos responsabilidade do que nas oficinas locais. Raramente as transmissões “novas” estão disponíveis mais de 5 anos após a fabricação original dos veículos e esses veículos precisam de tempo para acumular mais de 100.000 kms. Se alguém lhe oferecer uma “nova” transmissão, uma bandeira vermelha deve subir imediatamente. 

No entanto, ajuda a obter uma estimativa ampla do custo de um reparo de transmissão (reconstruído ou remanufaturado) antes de confiar cegamente em uma oficina para desmontar a unidade e ligar para você com uma conta! As perguntas abaixo fornecerão algum norte para que você esteja preparado para o custo de reparo da transmissão.

1 – Qual é a idade do veículo?
Reparar a transmissão de veículos mais antigos geralmente é mais barato do que os reparos de veículos antigos mais novos. A complexidade do projeto para carros ou caminhões nas décadas de 1950 a 1970 era elementar em comparação com os projetos das décadas mais recentes. Os custos de insumos mais caros para reparos de transmissão, peças e fluido de transmissão têm preços mais razoáveis para veículos mais antigos e permanecem prontamente disponíveis que você pode encontrar facilmente pelo Brasil. As transmissões mais antigas também foram projetadas para atingir apenas 80.000-150.000 antes que um cliente na década de 1980 gastasse algumas centenas de dólares para uma reconstrução completa da transmissão. Adicione um zero ao final desse reparo da década de 1980 e isso dá uma ideia melhor de como são os custos hoje para uma transmissão moderna. Muitas unidades como TH-350, TH-400, C4, C6 ou 700R4 podem custar tão pouco quanto $ 3.500 – $ 7.500 já instaladas!
Além disso, as unidades mais antigas têm menos eletrônicos, que tendem a ser extremamente caros. A complexidade elétrica das transmissões modernas aumenta o custo das peças e as horas de mão de obra para reparo. Muitas transmissões de 6 velocidades em veículos de passageiros podem custar mais de US $ 15.000 para uma reconstrução de transmissão!

2. Qual é a marca do veículo?
Alguns fabricantes tendem a ter reparos de transmissão mais caros do que outros. Os custos de insumos, como peças e fluidos, não são os únicos fatores. Os custos de mão de obra geralmente representam cerca de 50% de uma fatura de reconstrução de transmissão interna. Se as transmissões forem mais difíceis de remover e instalar de volta em um veículo, isso aumentará o custo. A Volvo, por exemplo, tem a reputação de produzir veículos seguros. Eles também têm a reputação de projetar transmissões difíceis de remover, desmontar, reconstruir e instalar. A Toyota é outra marca que a maioria dos consumidores associa à qualidade. Por mais que isso possa ser verdade, uma reconstrução ou substituição de transmissão para veículos Toyota tende a ter custos mais altos do que outros grandes fabricantes de veículos. O mesmo pode ser dito de Subaru e Nissan.
Isso não significa que transmissões, em tese, mais simples como as da Peugeot, Renault, Citroën, General Motors / Chevrolet ou Ford sejam baratas! Modelos de transmissão mais antigos para marcas nacionais certamente eram mais econômicos anos atrás. Nos últimos 15 anos, os fabricantes integraram mais marchas em suas transmissões automáticas e isso marcou o início do fim dos reparos “baratos” da transmissão! Uma Transmissão ALR-DPO que está presente em dezenas de modelos de carros, por exemplo, pode ter uma conta de reparo de transmissão entre R$ 8.000 e R$ 15.000. As vezes  essa faixa poda superar o valor do veículo, mas é importante lembrar que o valor gasto vai manter o veículo por um longo período de tempo e evitar o risco de comprar uma unidade usada com um problema iminente e muitas vezes quase tão caro quanto.

3. Que tipo de transmissão veio com seu veículo?
As transmissões automáticas são geralmente mais caras para reparar do que as transmissões manuais. Com inúmeras peças móveis adicionais, uma transmissão automática requer um nível mais alto de conhecimento técnico. Ele também vem com uma lista mais longa de peças para obter uma reconstrução de qualidade. O fluido também é mais complexo do que o óleo de engrenagem mais básico encontrado em transmissões manuais e diferenciais. 

Adicionando outro nível de complicação, uma subcategoria de transmissões automáticas, introduzida há cerca de duas décadas e mais comumente usada em dezenas de veículos de passageiros, é a transmissão continuamente variável (CVT) ou transmissão sem deslocamento. Essas transmissões têm um recorde de desempenho irregular em várias geografias e isso é especialmente verdadeiro em locais com altitudes extremas. A maioria das oficinas independentes e muitos grandes remanufaturadores nacionais não irão reparar essas transmissões do sistema de correia e polia. A combinação de problemas eletrônicos em certos modelos, disponibilidade de peças de reposição, tendência a superaquecimento sem gerenciamento de calor suficiente e incapacidade de lidar com aplicações além da complexidade do serviço, tudo isso contribui para recomendações de substituição de CVT em vez de sugestões de reconstrução. Muitas vezes, as estimativas variam de R$ 25.000 a R$ 50.000 em alguns veículos Nissan e Toyota a mais de R$ 70.000 em muitos modelos da Subaru.

4. A transmissão foi mantida regularmente com trocas de fluidos e filtros?
O componente principal mais importante ainda negligenciado em um veículo é a transmissão. Os requisitos de manutenção são muitas vezes mal compreendidos, causando falhas prematuras da unidade. Os fabricantes de veículos estão torcendo para que isso continue porque, em muitos casos, uma transmissão com falha rapidamente se transforma em uma nova venda de veículo! OS CONSUMIDORES PRECISAM TER ISSO EM MENTE.
A maioria dos proprietários de veículos reconhece a importância das trocas regulares do óleo do motor e do filtro de óleo. É tão comum que os produtores de óleo de motor gastam centenas de milhões de dólares em comerciais para convencer os consumidores em seus sofás a usar seu fluido na próxima troca de óleo do veículo.
Mas quando foi a última vez que você viu um comercial de fluido de transmissão ou serviço de transmissão? É raro e se torna caro para muitos veículos que podem durar 300.000 ou 450.000 kms, mas esses carros e caminhões são enviados para o ferro-velho com quilometragem menor em relação aos veículos que alcançam uma vida útil mais longa porque o fluido foi trocado em intervalos regulares .
A manutenção regular da transmissão pode não apenas atrasar a falha da transmissão, mas também manter os custos baixos quando esse dia chegar e um especialista em transmissão lhe disser: “Temo que você precise reconstruir sua transmissão”. Se isso acontecer, pelo menos um proprietário de veículo pode ter certeza de que muitas das peças importantes e caras estão intactas porque o fluido fresco introduzido regularmente na transmissão fez seu trabalho para regular a temperatura e proteger a maioria das peças duráveis dentro da transmissão.

5. Qual a aplicação do veículo?
Atividades pesadas, como transporte ou reboque, facilmente aumentarão a conta de reparo da transmissão. Essas atividades colocam uma demanda extra na transmissão e, no processo, geram calor substancial. Com o tempo, a qualidade do fluido pode se deteriorar e sua capacidade de gerenciar as condições de superaquecimento diminuirá.
Essas situações podem ser preocupantes porque toda a transmissão pode estar operando perto do normal, mas a condição interna da unidade está em desordem. Inúmeras peças mostram desgaste significativo e uma reconstrução interna da transmissão pode ser astronômica. Nessas situações, pode ser ideal comprar uma transmissão remanufaturada e enviar a antiga de volta ao remanufaturador a base de troca, isto pode lhe poupar alguns bons reais.
A maioria dos clientes tem aplicações normais para seus veículos que tornam o custo de reparo de uma transmissão razoável para um reparo reparo completo. Uma transmissão interna reconstruída em uma loja especializada local normalmente custa entre R$ 6.500 e R$ 25.000. A grande variação nos valores é normalmente atribuída à diferença nos custos e disponibilidade das peças.

6. Que tipo de sintomas estão presentes no veículo?
Há uma grande diferença entre um veículo operacional com algumas gotas de fluido de transmissão por baixo e um veículo imobilizado que não se move. Os sintomas de uma transmissão falha podem variar significativamente em gravidade. É por isso que é extremamente importante fazer a manutenção de uma transmissão com frequência e agir rapidamente se aparecer um pequeno sinal de um problema de transmissão.
Uma luz de verificação do motor (CEL) pode aparecer indicando um problema na transmissão. Em alguns casos, pode ser um sinal sério de falha, como uma relação de marchas na 2ª. por exemplo. No entanto, em outros casos, um bloco de solenoide, interruptor PRNDL ou sensor de velocidade pode ter uma falha elétrica que pode ser resolvida por um pequeno reparo. Com o tempo, a janela para consertar uma transmissão com um pequeno reparo diminui e esses pequenos problemas acabam causando uma falha interna que custa milhares de reais.
Uma das falhas mais comuns em uma transmissão é o “escorregar”. Isso normalmente ocorre quando as embreagens automáticas perdem seu material de atrito e as engrenagens são mais difíceis de engatar devido à falta de material abrasivo. Um veículo com alta quilometragem inevitavelmente terá esse problema. No entanto, se não for tratado imediatamente, componentes não vestíveis, como engrenagens planetárias e tambores (“peças mais brutas”), podem falhar, o que pode levar a uma reconstrução da transmissão 50% maior do que aquela em que apenas os componentes consumíveis e o conversor de torque precisam ser substituídos.

7. Qual é a quilometragem do veículo?
As transmissões são componentes duráveis. Não é uma questão de se, mas sim de quando a transmissão de um veículo precisa ser reconstruída. Veículos com alta quilometragem que são mantidos com serviço regular de fluidos podem enfrentar uma reconstrução econômica. Por outro lado, veículos com baixa quilometragem lidando com aplicações exigentes podem exigir um grande reparo prematuro da transmissão.
Geralmente, carros e caminhões com maior quilometragem acabam custando mais para consertar, tudo o mais sendo igual. Muitas das “partes brutas” dentro de uma transmissão tornam-se “fracas” após 250.000 kms. Isso significa que eles percebem algum nível de deterioração. Nesses casos, é melhor substituir essas peças em vez de reutilizá-las em uma reforma que pode deixar um cliente preso na beira da estrada.
Isso explica por que todos os reparos de transmissão ou reconstruções de transmissão não são os mesmos. O julgamento importa. Muitas lojas que tentam economizar dinheiro e cortar custos mantêm o maior número possível de peças antigas, mesmo as limítrofes. Nós da GF e outras oficinas de reparo de transmissão independentes de qualidade trocaremos os componentes de forma proativa para garantir que os especialistas em transmissão se sintam confiantes em seu trabalho. Não é uma abordagem “mais barata”, mas no caso de uma transmissão, você precisa receber pelo que paga.

8. Há quanto tempo o veículo apresenta sintomas de falha na transmissão?
Se você suspeitar de um problema de transmissão, inspecione-o imediatamente! Ignorar um problema persistente é uma maneira garantida de disparar sua conta de reparo. Levar rapidamente um veículo a uma oficina de transmissão local pode permitir que um pequeno reparo resolva o problema. Se não for resolvido, o deslocamento errático e a falha em manter a temperatura interna apropriada do fluido levarão ao superaquecimento da transmissão. Esse processo causa enormes danos a uma transmissão e deve ser evitado.
Muitas transmissões modernas que são controladas eletronicamente podem perceber que tem um problema e entrar em um “modo emergêncial” ou “modo seguro”. Esse recurso permite que um motorista conduza seu veículo com cautela até uma oficina de reparo de transmissão local para resolver o problema. Em alguns casos, uma solução rápida pode fazer com que o veículo funcione com sucesso. Em outras situações, um grande reparo de transmissão pode ser necessário. Independentemente disso, operar um veículo que frequentemente entra no modo limp/safe é um risco que não vale a pena correr.
O custo de um reparo de transmissão pode dobrar se os primeiros sintomas forem desconsiderados. Nossa equipe sugere que uma inspeção de transmissão seja concluída todos os anos com um serviço de substituição de fluido a cada 40.000 kms.

9. Qual o nível de qualidade desejado com o reparo?
Você quer um trabalho de remendo ou um reparo de qualidade? Atualmente, os consumidores querem todas as opções disponíveis. Isso é bom, desde que os clientes saibam claramente o que estão recebendo pelo seu dinheiro. Infelizmente, a transparência não é uma característica comum da indústria automotiva. Muitos clientes podem tomar sua decisão apenas no preço. Infelizmente, um “reparo de transmissão acessível” pode colocar você e seu bolso em risco.
Um reparo de qualidade exige técnicos qualificados, peças de qualidade e uma estratégia de reconstrução robusta que muitas vezes não é a opção mais barata. No entanto, é a opção confiável e responsável para manter a longevidade do seu veículo.
Muitos mecânicos de “quintal” ou “de estrada” alegam que podem fornecer uma transmissão reconstruída por R$ 2.000 a R$ 4.000. Essas transmissões raramente têm a reconstrução completa e de qualidade exigida pelos clientes.
Também é importante reconhecer a importância de uma garantia de transmissão abrangente ao lidar com grandes reparos automotivos. Nem todas as garantias são iguais, então escolha uma empresa com um histórico sólido, excelentes avaliações de clientes e um compromisso de cobrir custos de peças, despesas de mão de obra e serviço de reboque local!

10. Que tipo de oficina automotiva resolve a falha da transmissão?
Se você deseja um lanche, você vai a um posto de gasolina ou a um Burguer King? Se você precisa que seu gramado seja aparado, você chama um arquiteto paisagista ou uma empresa local de serviços de gramado? Em ambos os casos, opte pelo último. A lógica não é diferente no reparo da transmissão. Trabalhe com um especialista em transmissão que possa aconselhar sobre os problemas específicos em questão e encaminhá-lo a um mecânico automotivo geral, se for o que seu veículo precisa.
Instalações completas de serviços automotivos têm uma tremenda gama de conhecimento e de possibilidades; no entanto, normalmente não há conhecimento específico sobre os componentes internos de uma transmissão. Normalmente, quando uma oficina geral de reparos automotivos sugere uma reforma ou substituição, o trabalho de diagnóstico é elementar em relação a uma oficina especializada que se concentra em alguns componentes (transmissão, caixas de transferência, diferencial, eixo de transmissão, eixos etc.) o tempo todo.
Uma oficina de transmissão local tem a capacidade de construir uma transmissão, caixa de transferência ou diferencial internamente. As oficinas automotivas em geral geralmente não possuem o conhecimento necessário para o reparo da transmissão e a instalação de uma unidade usada ou remanufaturada.

O Nosso Diferencial
As equipe da GF Reparos em Transmissões Automotivas orgulha-se de ser especialista em transmissão focados em recomendar e realizar os reparos e serviços de manutenção necessários para garantir a longevidade e confiabilidade do seu veículo. Priorizamos a educação do cliente para ajudar os proprietários de veículos a obter uma propriedade responsável e econômica do veículo. Entendemos que o preço de um reparo de transmissão aumentou ao longo dos anos e é por isso que continuamos a INVESTIR em treinamento para obter diagnósticos precisos. Quando chegar a hora de ligar para sua oficina de reparos de transmissão local, temos vários locais parceiros para atender nossa base de clientes estabelecida e estamos em expansão. Você pode entrar em contato com qualquer local que seja mais conveniente para você.